“É sobre isso e tá tudo bem”

Provavelmente, ao ler o título deste artigo, um leve sorriso despontou em seu rosto, haja vista que a frase “é sobre isso e tá tudo bem” já virou até meme nas redes sociais, de tanto ser utilizada. Era justamente este o objetivo: fazer com que sua memória ativasse a lembrança de que esta frase geralmente é acompanhada de algum fato inusitado e até mesmo complicado na vida das pessoas que a usam, sobretudo nesta nova realidade pandêmica.

Uso de máscara de proteção facial, álcool em gel 70%, distanciamento, isolamento, vacinas. Não foram apenas estas mudanças que tomaram conta da vida das pessoas nestes últimos dois anos de pandemia de Covid-19. A percepção sobre a fragilidade e a efemeridade da vida, ao mesmo tempo em que restrições foram impostas de forma imediata trouxeram o entendimento de que aquele ritmo acelerado praticado até então poderia ser revisto.

“É sobre isso e tá tudo bem” nos diz muito mais do que apenas um meme nas redes sociais. Ela fala sobre voltar atrás em concepções já de certa forma alicerçadas, sobre concordar em mudar de hábitos, investir em saúde mental, em saúde e bem-estar, em um encontro consigo mesmo mais frequente. Traçando um paralelo sobre a definição de valor, quanto menor for a quantidade de algo, mais valioso se torna. Se a pandemia nos trouxe o receio da finitude, valorizar o nosso “eu” pode ter sido a resposta.

Uma simples pesquisa sobre “mudança de estilo de vida na pandemia” nos mostra mais de 215 mil resultados, entre notícias sobre a percepção dos brasileiros sobre a vida na pandemia e artigos reforçando que as pessoas estão mais dispostas a desacelerar depois da experiência do isolamento.

Ao trabalhar no ramo de beleza, saúde e bem-estar, notamos que nossos pacientes já estão com outra visão sobre qualidade de vida. O investimento com autocuidado está entre as prioridades, conceito que é reflexo deste novo momento para onde caminha a humanidade. O ser humano sempre foi movido pela busca de novas experiências. A pandemia incluiu a visão de considerar o nosso “eu” interno nesta lista.

Simplesmente resolveu dar um tempo no trabalho para relaxar? É sobre isso e tá tudo bem! Reservou algumas horas do seu dia para dar aquela renovada na pele? É sobre isso e tá tudo bem! Apostou naquele procedimento para se sentir mais empoderada e autoconfiante?

É sobre isso e tá tudo bem! Está tudo bem valorizar um tempo com você mesma!